Sobre o GRUCAD

O Grupo de Concepção e Análise de Dispositivos Eletromagnéticos (GRUCAD)  foi fundado em 1985 a partir do desmembramento natural do antigo Laboratório de Máquinas Elétricas e Eletrônica de Potência da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  Após seu doutoramento na França, o Prof. João  Pedro  Assumpção  Bastos integrou  os  quadros  da  UFSC,  formando uma   equipe   em   parceria   com   o   Prof.   Renato Carlson no Departamento de Engenharia Elétrica. O objetivo da parceria era desenvolver atividades de pesquisa e extensão na então promissora área de máquinas elétricas rotativas e transformadores elétricos, de grande importância no segmento industrial que despontava em Santa Catarina.

O laboratório ocupou uma estrutura modesta na origem, mas logo demonstrou seu potencial inovador.   Assim, atraiu a atenção da indústria e de outros centros de pesquisa por conta do desenvolvimento de técnicas inovadoras de cálculo de campos elétricos e magnéticos, empregando os conceitos mais modernos do estado da arte trazidos da formação europeia.

As atividades desenvolvidas pela equipe foram pioneiras na pesquisa envolvendo eletromagnetismo aplicado no país. Um  programa computacional de  cálculo  de  campos  elétricos  e magnéticos bidimensionais, o EFCAD, tendo  como base  o  método de  elementos  finitos,  foi  finalizado  em 1986,  alcançando  sucesso imediato junto  a  várias  empresas  do setor produtivo.  Esse sistema computacional  tem  sido  aprimorado continuamente,  visando  atender  a  uma  maior gama  de  problemas,  tendo  sido  estendido  para  problemas  tridimensionais com o nome de FEECAD.

O GRUCAD foi, em 1997, o primeiro grupo na Região Sul e na área de Engenharia Elétrica a obter, em processo competitivo, o título de Núcleo de Excelência pelo programa PRONEX (CNPq e FAPESC). Continuou no programa até o seu encerramento em 2014.

Ao longo dos anos, novos pesquisadores foram incorporados à equipe, expandindo e diversificando as linhas de pesquisa do grupo. Atualmente, além de cálculo de campos 2D e 3D, destacam-se os trabalhos de caracterização e modelagem de materiais, desenvolvimento de bancadas e métodos para medições de grandezas eletromagnéticas e perdas de origem magnética, acionamentos elétricos especiais, otimização de dispositivos eletromagnéticos e antenas.

Desde a sua origem, o GRUCAD tem atuado continuamente na formação de pessoal de alto nível técnico, tendo sido berço de dezenas de teses de doutorado e mais de uma centena de dissertações de mestrado, além de participar de programas de iniciação científica e possibilitar estágios acadêmicos. Não são poucos os discentes que chegaram ao laboratório ainda na graduação e o deixaram pós-graduados.

Diversas parcerias foram estabelecidas com instituições de pesquisa nacionais e internacionais. A longa tradição de cooperação com instituições francesas se mantém robusta, ensejando troca regular de pesquisadores em missões de trabalho e intercâmbio de estudantes. Destacam-se também cooperações com instituições americanas, belgas  e alemãs.

Por fim, o GRUCAD foi peça fundamental na divulgação do eletromagnetismo no país, tendo organizado o primeiro Simpósio Franco-brasileiro Sobre Cálculos de Campos Elétricos e Magnéticos, em 1987. Esse evento deu origem aos tradicionais Congressos Brasileiros de Eletromagnetismo. O grupo também contribuiu com a criação da Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo, entidade voltada para o fomento da pesquisa e divulgação do eletromagnetismo no país. A atuação internacionalmente reconhecida possibilitou a organização no Brasil da maior conferência mundial de eletromagnetismo aplicado, o COMPUMAG, cuja primeira edição ocorreu em 1997, no Rio de Janeiro, e a segunda edição teve lugar em Florianópolis em 2009.